Perfil

betovereador
Um autêntico “vereador de comunidade”. Essa é a melhor maneira para definir Beto da Pipa. Nascido e criado na localidade de Cantagalo, em Pendotiba, Niterói,  em 07 de dezembro de 1970, o vereador não mede esforços para colaborar com o crescimento da região. As origens políticas de Beto da Pipa se alicerçam no trabalho comunitário, o que reflete na sua atuação parlamentar, com indicações e projetos de melhorias urbanas para as localidades de precárias condições de qualidade de vida.

O gosto pela política vem de casa, com a mãe – Maria Alexandrino Jales – ajudando os vizinhos e os problemas da comunidade. Aos 12 anos de idade já participava de campanhas eleitorais, como militante. Em 1990 comprou um caminhão de pipa d’água e começou a trabalhar no ramo. Por isso é chamado de Beto da Pipa. A partir daí, a experiência comunitária foi consolidada e, em 1995 manifestou a vontade de ser vereador, filiando-se ao PSC – Partido Social Cristão – pelo qual foi candidato em 1996, obtendo 1.006 votos, mais do que alguns vereadores eleitos, por partidos maiores.

perfil02
Cada vez mais dedicado à política, Beto da Pipa foi se destacando pelo atuante trabalho na região, integrando as equipes de mutirão das comunidades, inclusive “virando concreto” e transportando material de obra. Até que, em 1999, foi convidado a ingressar no PDT – Partido Democrático Trabalhista – e ser candidato a vereador. Nas eleições de 2000 teve 2.362 votos, mais que o dobro da anterior, ocupando a quarta suplência do partido. Com a saída dos três primeiros vereadores eleitos, designados para Secretarias no governo municipal, Beto da Pipa assumiu o mandato, em março de 2001, por três meses.

perfil03
Em abril de 2004, Beto da Pipa optou por ser candidato pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro. Apesar da redução do número de eleitores e vagas na Câmara de Niterói, Beto da Pipa continuou em ascensão, obtendo 2.544 votos. Só na 72ª Zona Eleitoral, que abrange as localidades de Pendotiba, Santa Bárbara e Caramujo, foram 1.587 votos. Foi o mais votado da região. Confiante no trabalho realizado, ao saber que estava eleito, Beto da Pipa desabafou, batendo no braço: “É a vitória do trabalho”, daí o slogan CONFIANÇA SE CONQUISTA COM TRABALHO.

Em maio de 2007 ingressou no PMDB e nas eleições de 2008 foi o quarto vereador mais votado de Niterói, com 4.232 votos.

Em 2012 foi reeleito com a aprovação de 4067 eleitores.

Leave a reply

You must be logged in to post a comment.